Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Os que haviam sido dispersos, porém, anunciavam as boas-novas a respeito de Jesus por onde quer que fossem.” (Atos 8:4 NVT)

Os membros da Igreja em Jerusalém que “haviam sido dispersos” podem não ter compreendido totalmente o que estava acontecendo com eles, mas o Senhor, em Sua soberania, não permitiria que a Igreja fosse limitada por barreiras raciais, culturais ou geográficas; mas vivenciaria o custo do discipulado em Cristo.

A morte de Estêvão impulsionou a perseguição, e Saulo passou a atuar como líder:

“E Saulo concordou inteiramente com a morte de Estêvão […] Saulo, porém, procurava destruir a igreja. Ia de casa em casa, arrastava para fora homens e mulheres e os lançava na prisão.” (Atos 8:1,3 NVT)

A expressão “procurava destruir a igreja” é semelhante à descrição de um animal selvagem que devasta algo na tentativa de destruí-lo (confira Atos 22:4, 26:9-11). Saulo tinha todos os documentos legais de que precisava para liderar essa perseguição, e tinha autoridade para lançar homens e mulheres na prisão.

Enquanto isso, “os que haviam sido dispersos, porém, anunciavam as boas-novas a respeito de Jesus por onde quer que fossem”. A dispersão dos seguidores de Cristo resultou no avanço mais importante na missão da igreja, levando-os a obedecer à ordem implícita em Atos 1:8 NVT:

“Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra.”

À medida que os cristãos foram espalhados, encontraram uma receptividade imediata ao Evangelho, inclusive por parte dos samaritanos – um povo que os judeus odiavam; mas, na verdade, a rivalidade entre judeus e samaritanos era recíproca. Através do relato de Lucas, podemos observar a superação dessa hostilidade por meio da fé comum em Jesus:

“Filipe foi para a cidade de Samaria e ali falou ao povo sobre o Cristo. Quando as multidões ouviram sua mensagem e viram os sinais que ele realizava, deram total atenção às suas palavras. Muitos espíritos impuros eram expulsos e, aos gritos, deixavam suas vítimas, e muitos paralíticos e aleijados eram curados. Por isso, houve grande alegria naquela cidade.” (Atos 8:5-8 NVT)

Os judeus consideravam os samaritanos como racialmente impuros. Após a queda do Reino do Norte – Israel – Samaria foi povoada por colonos assírios. Estes se casaram com os judeus que permaneceram na região, e os samaritanos eram os descendentes dessas uniões mistas.

Os samaritanos reconheciam como Escritura apenas o Pentateuco – os cinco livros de Moisés. Além disso, construíram um templo no monte Gerizim. Assim, a fim de expressar o seu desdém pelos samaritanos, os judeus que viajavam para a Galileia evitavam passar por Samaria. No entanto, a mensagem do Evangelho ultrapassou a barreira existente no primeiro século entre judeus e samaritanos.

Portanto, a formação da Igreja em Samaria indica que não há nenhum espaço para o racismo no meio do povo de Deus. E, ainda hoje, Ele está edificando a Sua Igreja, e endireitando os nossos caminhos, pois “todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos somos um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:27-28 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Jovens: Sexta 23

IMAGO DEI: Depravação Total ou Parcial?

😷 Utilize Máscara

Em casos de gripe ou resfriado

Escola Bíblica (Domingo)

O que Aprendemos com a Doutrina da Redenção

Culto de Missões

Portanto Ide

Encontro de Mamães em Cristo

Estudo do Livro: “Maternidade Ressurreta” – Cap. 5

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.