“Agora cremos, não apenas por causa do que você nos contou, mas porque nós mesmos o ouvimos. Agora sabemos que Ele é, de fato, o Salvador do mundo.” (João 4:42 NVT)
Jesus instruiu Seus discípulos sobre uma colheita em campos que foram preparados por outras pessoas. Ao longo do Antigo Testamento, os profetas anunciaram a chegada do Messias. João Batista, como vimos, veio como o precursor do Senhor. O próprio Jesus havia semeado em Samaria, deixando uma colheita pronta para os ceifeiros.
Agora, os discípulos estavam prestes a entrar nesse campo de colheita, e Jesus desejava que eles compreendessem que, embora experimentassem a alegria de ver muitos se voltando para Ele, deviam considerar que estavam colhendo os frutos do trabalho de outras pessoas.
De fato, poucas pessoas se convertem após ouvir a Palavra por meio de uma única pessoa. Na maioria dos casos, antes da conversão, essas pessoas já ouviram o Evangelho diversas vezes. Por isso, jamais devemos nos vangloriar como se fôssemos o único instrumento usado por Deus nessa obra maravilhosa de conduzir pessoas a Ele. Afinal, quem convence do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo de Deus!
Como resultado do testemunho simples, mas eficaz, da mulher samaritana, muitos de seu povo creram no Senhor Jesus. Sua mensagem foi: “Ele me disse tudo que eu já fiz!” (confira João 4:39). Mesmo assim, essa declaração foi suficiente para despertar outros a crer.
A recepção que Jesus teve entre os samaritanos estava em grande contraste com a dos judeus. Eles valorizaram sinceramente a presença de Jesus e, por isso, “insistiram que ficasse no povoado”. Jesus aceitou o convite e “permaneceu ali dois dias, e muitos outros ouviram sua palavra e creram” (João 4:40-41 NVT). Alguns creram por causa do testemunho da mulher, enquanto muitos outros creram por causa das próprias palavras de Jesus.
“Então disseram à mulher: ‘Agora cremos, não apenas por causa do que você nos contou, mas porque nós mesmos o ouvimos. Agora sabemos que Ele é, de fato, o Salvador do mundo’.”
Somente o Espírito Santo poderia ter concedido aos samaritanos esse discernimento. O povo judeu pensava que o Messias viria exclusivamente para eles. No entanto, os samaritanos entenderam que os benefícios da missão de Cristo se estenderiam a toda a humanidade!
A maneira como o Espírito conduz os filhos de Deus é sempre a mesma, mas os métodos usados para levá-los a Cristo são frequentemente variados. Em alguns casos, a conversão ocorre de forma repentina e imediata. Em outros, ela se dá de maneira gradual e serena. Alguns têm seus corações abertos, como Lídia (confira Atos 16:13-15). Enquanto outros são despertados por algo surpreendente, como o carcereiro em Filipos (confira Atos 16:26-30). Porém, todos os eleitos são conduzidos ao arrependimento, à fé no Senhor Jesus Cristo e a uma vida de santidade.
Diante disso, precisamos refletir:
Somos realmente convertidos? Temos rejeitado e evitado o pecado?
Amamos a Cristo e confiamos somente nEle para a salvação?
Temos produzido o fruto do Espírito em retidão e santidade?
💭