Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“O Filho é a imagem do Deus invisível e é supremo sobre toda a criação.” (Colossenses 1:15 NVT)

A carta de Paulo aos colossenses foi redigida durante o período de sua prisão domiciliar em Roma (confira Atos 28:30). Ela emerge como um farol em meio à decadência social e comercial da outrora próspera cidade de Colossos, que sucumbiu ao declínio sob o domínio do Império Romano, ofuscada pela ascensão de Laodicéia e Hierápolis.

Fundada durante a terceira viagem missionária de Paulo (confira Atos 18:21-23), a igreja em Colossos, embora não visitada pessoalmente pelo apóstolo, encontrou em Epafras um dedicado fundador. Este homem piedoso, cujo amor pelos crentes era notável, foi usado por Deus para desempenhar um papel crucial na propagação do Evangelho:

Vocês aprenderam as boas-novas por meio de Epafras, nosso amado colaborador. Ele é servo fiel de Cristo e nos tem ajudado em favor de vocês. Ele nos contou do amor que o Espírito lhes tem dado.” (Colossenses 1:7-8 NVT)

“Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, lhes envia saudações. Ele sempre ora por vocês com fervor, pedindo que sejam maduros e plenamente confiantes de que praticam toda a vontade de Deus. Posso lhes assegurar que ele tem se esforçado grandemente por vocês e pelos que estão em Laodiceia e em Hierápolis.” (Colossenses 4:12-13 NVT)

A diversidade cultural de Colossos, no entanto, gerou um mistura de crenças, abrindo caminho para heresias que se infiltravam na igreja. A carta de Paulo revela esses desvios, combatendo uma filosofia especulativa que buscava subjugar os colossenses (confira Colossenses 2:8). Essa ideologia, possivelmente com raízes gnósticas, propunha uma multiplicidade de emanações divinas, equiparando Cristo a uma dessas entidades inferiores (confira Colossenses 2:18).

Em resposta a tais heresias, Paulo, após fervorosas orações pelos colossenses, dedica-se a exaltar a supremacia de Cristo. A carta assume o papel de refutar a filosofia enganosa e estabelecer devoção exclusiva a Cristo como perfeito e suficiente cabeça da igreja:

“O Filho é a imagem do Deus invisível e é supremo sobre toda a criação. Pois, por meio dEle, todas as coisas foram criadas, tanto nos céus como na terra, todas as coisas que podemos ver e as que não podemos, como os tronos, reinos, governantes e as autoridades do mundo invisível. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele existia antes de todas as coisas e mantém tudo em harmonia. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, supremo sobre os que ressuscitam dos mortos; portanto, Ele é primeiro em tudo.” (Colossenses 1:15-20 NVT)

Ao afirmar e exaltar a divindade e supremacia de Cristo como criador e sustentador do universo, Paulo enfatiza sua posição central na fé. Essa doutrina, conhecida como “solus Christus” (somente Cristo), se torna o alicerce da carta, combatendo qualquer forma de adoração a entidades inferiores e elevando Cristo à sua devida posição de glória e majestade.

Portanto, a carta aos colossenses, mesmo escrita em resposta a um contexto histórico específico, transcende o tempo, oferecendo princípios atemporais para a Igreja. Seu combate às heresias baseado na divindade de Cristo e da suficiência da fé nEle serve como um farol para todos os cristãos, guiando-nos na verdade e na adoração autêntica ao único Deus verdadeiro, revelado em Jesus Cristo.

Solus Christus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Jovens: Sexta 23

IMAGO DEI: Depravação Total ou Parcial?

😷 Utilize Máscara

Em casos de gripe ou resfriado

Escola Bíblica (Domingo)

O que Aprendemos com a Doutrina da Redenção

Culto de Missões

Portanto Ide

Encontro de Mamães em Cristo

Estudo do Livro: “Maternidade Ressurreta” – Cap. 5

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.