Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam, pois já não serve para nada.” (Mateus 5:13 NVT)

Ao nos resgatar, Cristo nos faz participantes do Reino de Deus e dá-nos todas as orientações necessárias. As bem-aventuranças, por exemplo, expressam a essência do caráter dos seguidores de Jesus. As metáforas do sal e da luz demonstram a responsabilidade de influência destes seguidores sobre o mundo.

A Igreja foi chamada do mundo, existe no mundo, mas não é moldada por ele. Ainda assim, o Senhor convoca esta Igreja para testemunhar ao mundo acerca dEle. Contudo, é inegável que haverá ataques contra a Igreja (confira Mateus 5:10-12); mas, apesar disso, a Igreja é chamada a servir, mesmo em meio à perseguição (confira Mateus 5:13-16).

Um detalhe interessante quanto ao sal e à luz é que, ambos, são itens domésticos indispensáveis. Da mesma forma, a Igreja possui essa importância no mundo em que está inserida. A necessidade da luz é evidente, enquanto o sal funciona tanto como tempero quanto como conservante. Portanto, o mundo necessita tanto de luz, devido à sua natureza sombria; quanto de preservação, devido à sua tendência à deterioração. A mensagem é clara:

“Vocês são o sal da terra.”

Esta não é uma sugestão, mas uma afirmação. Deus, em Sua sabedoria, instituiu algumas estruturas sociais, como a família e as autoridades civis, para conter os impulsos egoístas do homem e evitar o caos. Contudo, Ele também planejou que a influência mais significativa dentro dessa sociedade pecaminosa viesse de Sua própria Igreja – um povo redimido, regenerado e justificado.

Os discípulos de Cristo têm o papel de serem o elemento purificador em um mundo com padrões morais frequentemente instáveis ou inexistentes. Porém, a eficácia do sal está sujeita a uma condição: não perder sua salinidade.

“Mas, se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam, pois já não serve para nada.”

A condição para a eficácia da Igreja na preservação também é manter sua “salinidade”. Se o sal se contaminar, torna-se inútil até mesmo para fertilizar a terra (confira Lucas 14:34-35), sendo usado apenas para pavimentar estradas e “pisado pelos que passam”.

Da mesma forma, a Igreja deve manter sua “salinidade” – o caráter cristão manifestado em ações e palavras, conforme expresso nas bem-aventuranças. A eficácia do cristão está intimamente ligada à sua contínua semelhança com Cristo. A Igreja torna-se relevante quando é, notavelmente, diferente do mundo; pois como já sabemos: “a amizade com o mundo é inimizade com Deus” (Tiago 4:4 NVT).

Portanto,

“não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês. Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo. E este mundo passa, e com ele tudo que as pessoas tanto desejam. Mas quem faz o que agrada a Deus vive para sempre.”

(1 João 2:15-17 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!