“Portanto, se alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou ‘Vejam, ali está ele!’, não acreditem, pois falsos cristos e falsos profetas surgirão e realizarão sinais e maravilhas a fim de enganar, se possível, até os escolhidos.” (Marcos 13:21-22 NVT)
Além de zelar pela segurança de suas vidas, os discípulos também precisam estar alertas quanto aos enganadores que estarão presentes em todo momento. Tanto Jesus quanto os apóstolos advertiram sobre os falsos profetas (confira Mateus 7:15-20; Atos 20:28-31; 1 João 4:1-6). A busca incessante das pessoas por milagres, torna ainda mais fácil a atuação dos “falsos cristos e falsos profetas”; por isso, Jesus advertiu:
“Fiquem atentos! Eu os avisei a esse respeito de antemão.” (Marcos 13:23 NVT)
Atentos… por quê? Porque os falsos sinais e maravilhas serão tão convincentes e bem elaborados que conseguirão atrair muitos que anteriormente foram líderes zelosos, mas que, na verdade, não estavam firmemente alicerçados em Deus. Os “falsos cristos e falsos profetas surgirão e realizarão sinais e maravilhas a fim de enganar, se possível, até os escolhidos”, mas não será possível enganá-los! Porque…
“O alicerce sólido de Deus permanece firme, com esta inscrição: ‘O Senhor conhece quem pertence a Ele’ e ‘Todos que pertencem ao Senhor devem se afastar do mal’.” (2 Timóteo 2:19 NVT)
Os escolhidos serão mantidos, não por sua própria força, mas pelo poder de Deus. Os escolhidos serão mantidos, não por sua própria força, mas pelo poder de Deus. Sim, Deus os preservará, mas Jesus os exorta a permanecerem vigilantes! Note que aqui fica evidente a soberania de Deus (os escolhidos serão preservados) e a responsabilidade humana (os escolhidos devem estar atentos). A suficiência das Escrituras sempre será nossa defesa contra aqueles que fingem ser profetas e proclamam além do que o Senhor já nos revelou em Sua palavra.
“Naquele tempo, depois da angústia daqueles dias, ‘o sol escurecerá, a lua não dará luz, as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados’.”
(Marcos 13:24-25 NVT; confira Isaías 13:10; 34:4; Joel 2:10)
A segunda vinda de Cristo será completamente distinta da primeira. Na primeira, Jesus veio sob a lei, nascido de mulher, percebido por poucos, desonrado por muitos e quase desconhecido. Na segunda, porém, Ele virá para ser reconhecido e temido por todos.
A segunda vinda de Cristo será precedida por grandes perturbações naturais. O firmamento do céu, com seus astros fixos – sol, lua e estrelas – que pareciam imutáveis, será abalado e perderá toda a sua estabilidade. Para aqueles que consideravam esses elementos da criação como seus deuses, será um tempo de grande pavor.
“Então todos verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.”
(Marcos 13:26 NVT; confira Daniel 7:13)
Amém! Vem, Senhor Jesus! 🙌
Uma resposta
Your blog has quickly become one of my favorites. Your writing is both insightful and thought-provoking, and I always come away from your posts feeling inspired. Keep up the phenomenal work!