“De fato, se o Senhor não tivesse limitado esse tempo, ninguém sobreviveria, mas, por causa de Seus escolhidos, Ele limitou aqueles dias.” (Marcos 13:20 NVT)
Jesus começa a orientar Seus discípulos sobre o uso de recursos que asseguram a integridade pessoal:
“Então, quem estiver na Judeia, fuja para os montes. Quem estiver na parte de cima da casa, não desça nem entre para pegar coisa alguma. Quem estiver no campo, não volte nem para pegar o manto.” (Marcos 13:14b-16 NVT)
Aqui, percebe-se claramente a lição de que é sábio agir com cautela para preservar nossa vida; visto que, quando a cidade fosse invadida, não haveria refúgio seguro em nenhum lugar, a não ser que se escapasse com a máxima urgência. Seria inútil lutar ou tentar se esconder; a única solução seria fugir “para os montes”, fora da Judeia. Seria fútil perder tempo buscando qualquer coisa em casa. Se conseguir poupar sua vida, seja grato a Deus por isso, mesmo que não consiga poupar mais nada!
“Que terríveis serão aqueles dias para as grávidas e para as mães que estiverem amamentando! Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno.” (Marcos 13:17-18 NVT)
As mulheres grávidas e as mães com crianças de colo estarão em situação ainda mais difícil para escapar devido às suas condições. Além disso, será complicado se a fuga ocorrer no inverno, quando o clima é desfavorável, e os caminhos se tornam difíceis, com as estradas quase intransitáveis. Em outras palavras, fugir já é uma provação, mas será ainda pior ser forçado a fugir estando grávida, amamentando, ou no inverno, “pois haverá mais angústia naqueles dias que em qualquer outra ocasião desde que Deus criou o mundo, e nunca mais haverá angústia tão grande” (Marcos 13:19 NVT).
“De fato, se o Senhor não tivesse limitado esse tempo, ninguém sobreviveria, mas, por causa de Seus escolhidos, Ele limitou aqueles dias.”
Deus tem um povo que Ele escolheu para Si, os quais são agraciados com os grandes privilégios da justificação, santificação e da glorificação (confira Romanos 8:30). Este é um povo escolhido “desde os tempos eternos” (confira 2 Timóteo 1:9), eleito em Cristo “mesmo antes de criar o mundo” (confira Efésios 1:4). Deus “limitou aqueles dias por causa de Seus escolhidos” e, ainda que eles enfrentem a morte, eles prevalecerão! Nada poderá separar os eleitos de Deus; nEle estarão seguros e salvos para sempre! Portanto…
“Apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:37-39 NVT)