“Chegará o dia em que vocês verão a ‘terrível profanação’ no lugar onde não deveria estar.” (Marcos 13:14a NVT)
O sinal marcante para os judeus remanescentes no final dos tempos será “a terrível profanação no lugar onde não deveria estar”. A expressão “no lugar onde não deveria estar” faz alusão à presença do Anticristo no templo judaico que será construído durante a Tribulação. A respeito disso, o profeta Daniel declara:
“O governante fará um tratado com muitos por um período de uma semana, mas depois de metade desse tempo ele acabará com os sacrifícios e com as ofertas. E, numa parte do templo, ele colocará uma terrível profanação, até que o destino declarado para esse profanador seja finalmente derramado sobre ele.”
(Daniel 9:27 NVT)
“Seu exército tomará a fortaleza do templo, contaminará o santuário, acabará com os sacrifícios diários e colocará ali uma terrível profanação.”
(Daniel 11:31 NVT)
A “terrível profanação” mencionada por Daniel teve seu primeiro cumprimento em Antíoco Epifânio no século II a.C., quando ele sacrificou um porco a Zeus no altar do templo de Jerusalém, provocando a revolta dos Macabeus. O segundo cumprimento ocorreu quando as legiões romanas invadiram Jerusalém em 70 d.C., incendiaram e destruíram o templo. O terceiro cumprimento ainda está por vir, quando o Anticristo se autoproclamar deus e exigir adoração de todos:
“Não se deixem enganar pelo que dizem, pois esse dia não virá até que surja a rebelião e venha o homem da perversidade, aquele que traz destruição. Ele se exaltará e se oporá a tudo que o povo chama de ‘deus’ e a todo objeto de culto, e até se sentará no templo de Deus e se fará passar por Deus.”
(2 Tessalonicenses 2:3-4 NVT)
Como sabemos, “muitos anticristos já apareceram” (confira 1 João 2:18) e já estão em ação no mundo, opondo-se e rebelando-se contra Deus. O Anticristo – que não é uma ideologia, instituição ou crença religiosa – se levantará para perseguir, matar e subjugar a Igreja. Ele surgirá em tempos de apostasia e proferirá blasfêmias contra Deus. Entretanto, tenhamos bom ânimo! Pois “o homem da perversidade será revelado, mas o Senhor Jesus o matará com o sopro de sua boca e o destruirá com o esplendor de sua vinda” (2 Tessalonicenses 2:8 NVT). Por isso…
“Somos instruídos a abandonar o estilo de vida ímpio e os prazeres pecaminosos. Neste mundo perverso, devemos viver com sabedoria, justiça e devoção, enquanto aguardamos esperançosamente o dia em que será revelada a glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” (Tito 2:12-13 NVT)