Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

“Nas palavras das Escrituras: ‘Amei Jacó, mas rejeitei Esaú’. Estamos dizendo, então, que Deus foi injusto? Claro que não! Pois Deus disse a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem eu quiser, e mostrarei compaixão a quem eu quiser’.” (Romanos 9:13-15 NVT)

Romanos 9 é um capítulo desafiador que se concentra na soberania de Deus na salvação. Nele, o apóstolo Paulo descreve sua angústia diante da incredulidade de muitos judeus, que não reconhecem Jesus Cristo como seu Messias, apesar de serem o povo escolhido por Deus. No início do capítulo, Paulo expressa seu desejo de ser separado de Cristo se isso significasse a salvação de seus compatriotas:

“Digo-lhes a verdade, tendo Cristo como testemunha, e minha consciência e o Espírito Santo a confirmam. Meu coração está cheio de amarga tristeza e angústia sem fim por meu povo, meus irmãos judeus. Eu estaria disposto a ser amaldiçoado para sempre, separado de Cristo, se isso pudesse salvá-los.”

(Romanos 9:1-3 NVT)

Ele reconhece, porém, que Deus é soberano na escolha daqueles que serão salvos, e que nem todos os descendentes de Abraão estão incluídos no plano de salvação. Quando Paulo escreve: “Nas palavras das Escrituras: ‘Amei Jacó, mas rejeitei Esaú’”, está fazendo referência ao profeta Malaquias.

“‘Eu sempre amei vocês’, diz o Senhor. Mas vocês perguntam: ‘De que maneira nos amou?’. E o Senhor responde: ‘Foi desta maneira: amei seu antepassado Jacó, mas rejeitei o irmão dele, Esaú’…” (Malaquias 1:2,3 NVT)

O verbo “rejeitei” significa que Esaú não foi objeto dos propósitos eletivos de Deus. Por isso, Paulo levanta a questão: “Estamos dizendo, então, que Deus foi injusto? Claro que não!”. E, aqui, Paulo não busca justificar as ações de Deus, mas enfatiza a soberania divina em cumprir Sua vontade, como evidenciado quando Deus diz a Moisés:

“Terei misericórdia de quem eu quiser, e mostrarei compaixão a quem eu quiser.” (confira Êxodo 33:19)

Todos os motivos que Deus tem para ter misericórdia vêm dEle mesmo. Estando todos os homens sob o mesmo estado de pecado, miséria, culpa e ira divina; Deus, de forma soberana, escolhe alguns para serem vasos de graça e glória. Ele demonstra o seu favor a quem Ele desejar, sem precisar dar às suas criaturas qualquer satisfação.

Ele é DEUS!

E a base da escolha soberana de Deus não está na conduta humana, mas em Sua própria compaixão.

“Portanto, a misericórdia depende apenas de Deus, e não de nosso desejo nem de nossos esforços.” (Romanos 9:16 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!