Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:38 NVT)

O versículo de hoje é a advertência de Jesus aos discípulos que Ele levou consigo ao Getsêmani: Pedro, Tiago e João (confira Marcos 14:32-33 No momento em que deveriam estar em vigilância e oração, eles sucumbiram ao sono. Mesmo tendo sido alertados pouco antes sobre o perigo iminente e sobre como sua fé vacilaria (confira Marcos 14:27-28), ainda assim dormiram.

Muitas pessoas interpretam erroneamente essa declaração de Jesus; alguns chegam até a usar a expressão “a carne é fraca”para justificar uma vida de pecados recorrentes. Entretanto, primeiramente, é essencial analisar o versículo no contexto em que foi dito. Qual era esse contexto? A noite em que Jesus foi traído e preso. Naquela ocasião, Ele estava enfrentando um momento de grande angústia (confira Marcos 14:34), pois estava prestes a beber o cálice da ira divina que seria derramado sobre Ele. É dentro desse cenário que Jesus nos lembra de que, em nós, existe um “espírito disposto” e uma “carne fraca”.

Nesse sentido, o “espírito” se refere ao aspecto invisível do ser humano que adora a Deus (confira João 4:23); enquanto a “carne” representa nossa natureza humana, com suas fragilidades e necessidades, que devem ser submetidas à vontade divina (confira Gálatas 5:17). Assim, ao afirmar que “o espírito está disposto, mas a carne é fraca”, Jesus estava destacando que a carne, com suas limitações, não acompanha a prontidão do espírito. Isso ficou evidente no comportamento dos três discípulos após Jesus os deixar de vigília pela segunda e terceira vez:

“Quando voltou pela segunda vez, mais uma vez encontrou os discípulos dormindo, pois não conseguiam manter os olhos abertos. Eles não sabiam o que dizer. Ao voltar pela terceira vez, Jesus disse: ‘Vocês ainda dormem e descansam? Basta; chegou a hora. O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos de pecadores’.” (Marcos 14:40-41 NVT)

Embora os discípulos estivessem dispostos a atender ao pedido de Jesus e permanecerem vigilantes em oração, a fraqueza da carne os conduziu ao sono. Esses acontecimentos foram registrados para nossa instrução; por isso, que o alerta solene de Jesus aos Seus discípulos ecoe constantemente em nossas mentes:

“Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca!”

Cabe a nós orar de maneira contínua, com regularidade e constância. Vigiar sem orar demonstra autossuficiência e arrogância. Orar sem vigiar revela apenas uma postura pragmática. Se não disciplinarmos a carne diariamente, ela acabará nos dominando e, então, seremos envergonhados.

“Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam.”

(1 Coríntios 10:12 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!