Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Jesus, porém, disse: ‘Moisés escreveu esse mandamento porque vocês têm o coração duro, mas Deus os fez homem e mulher desde o princípio da criação’.” (Marcos 10:5-6 NVT)

Você já procurou ler a Bíblia buscando uma resposta sobre um assunto que já tinha uma opinião formada? Foi justamente isso que os fariseus fizeram no contexto do versículo de hoje: eles já tinham uma opinião formada sobre a legitimidade do divórcio, mas, com sua costumeira astúcia, tentaram colocar Jesus em uma situação delicada:

“Alguns fariseus vieram e tentaram apanhar Jesus numa armadilha com a seguinte pergunta: ‘Deve-se permitir que um homem se divorcie de sua mulher?’.” (Marcos 10:2 NVT)

No entanto, Jesus, em sua sabedoria, transformou a pergunta em uma oportunidade para ensinar uma importante lição sobre o casamento e o divórcio. A preocupação dos fariseus não era com os princípios divinos do casamento, mas com as nuances da lei mosaica.

Ao questionar Jesus sobre o divórcio, eles buscavam, por um lado, confrontá-lo com Herodes, que tinha uma histórico de divórcios ilegais (confira Marcos 6:17-18), acusando Jesus de heresia se Ele não concordasse com a permissão do divórcio concedida na Lei. E, por outro lado, intentavam colocar Jesus contra Moisés. Pois se Jesus dissesse que era lícito, afrouxaria o ensino de Moisés sobre o divórcio:

“Se um homem se casar e a esposa não for do seu agrado porque ele descobriu alguma coisa vergonhosa da parte dela, ele escreverá um certificado de divórcio e o dará a ela, mandando-a embora de sua casa.” (Deuteronômio 24:1 NVT)

Em vez de responder diretamente à pergunta dos fariseus, Jesus os desafiou com outra pergunta, instigando-os a refletir sobre a verdadeira intenção de Moisés ao permitir o divórcio: a dureza do coração humano (confira Marcos 10:3-4; Mateus 19:8). E, então, Jesus inicia sua resposta afirmando que o casamento é uma instituição divina, o divórcio não. O divórcio é fruto do pecado.

“Jesus, porém, disse: ‘Moisés escreveu esse mandamento porque vocês têm o coração duro, mas Deus os fez homem e mulher desde o princípio da criação’.”

O divórcio nunca foi um mandamento, mas uma permissão regida pela dureza do coração humano. Assim, a concessão para o divórcio estabelecida na lei de Moisés tinha como propósito proteger suas vítimas, naquele tempo, proteger as mulheres, pois somente o marido poderia iniciar o processo do divórcio. Portanto, o casamento foi instituído e ordenado por Deus, o divórcio não. Ele jamais foi o ideal de Deus para a família!

“‘Pois eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel. ‘Divorciar-se de sua esposa é cobri-la de crueldade’”, diz o Senhor dos Exércitos. ‘Portanto, guardem seu coração; não sejam infiéis’.” (Malaquias 2:16 NVT)

Pense nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!