Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Então Jesus contou outra parábola: ‘O Reino dos Céus é como a semente de mostarda que alguém semeia num campo […] ‘O Reino dos Céus é como o fermento usado por uma mulher para fazer pão’.”  (Mateus 13:31,33 NVT)

No capítulo 13 do evangelho segundo Mateus, Jesus utilizou várias parábolas como forma de ensinamento sobre o Reino dos Céus. Essas parábolas ilustram claramente que o caráter do Reino é progressivo: começou discretamente, mas ao longo do tempo expandiu-se gradualmente e continuará crescendo até a consumação dos séculos.

Nos versículos de hoje, Jesus comparou o reino a uma semente de mostarda, a menor das sementes; e também ao fermento, que se espalha na massa para promover seu crescimento.

“O Reino dos Céus é como a semente de mostarda que alguém semeia num campo. É a menor de todas as sementes, mas se torna a maior das hortaliças; cresce até se transformar em árvore, e vêm as aves e fazem ninho em seus galhos.” (Mateus 13:31,32 NVT)

A Parábola do Grão de Mostarda tem como pano de fundo a ideia de que, assim como a semente de mostarda, o trabalho do Evangelho começa muitas vezes de maneira frágil e pequena: isso representa a implantação do Reino de Deus entre nós e a obra da graça dentro de cada eleito. Apesar de enfrentar oposição, nações foram e continuam sendo convertidas ao senhorio de Cristo.

Assim como a semente de mostarda possui um potencial intrínseco para crescimento, o Reino de Deus também cresce – espiritual e numericamente – tornando-se forte e útil. Da mesma forma, os cristãos maduros devem ter o anseio de serem úteis aos outros, assim como o grão de mostarda que, desenvolvido, é útil para os pássaros.

A Parábola do Fermento compartilha a mesma base da parábola anterior: enfatizar o início discreto do Reino, sua expansão e prevalência:

“O Reino dos céus é como o fermento usado por uma mulher para fazer pão. Embora ela coloque apenas uma pequena quantidade de fermento em três medidas de farinha, toda a massa fica fermentada”.

(Mateus 13:33 NVT)

A pregação do Evangelho é comparada ao fermento, atuando silenciosamente nos corações daqueles que a recebem; e embora o fermento permaneça invisível na massa, seus efeitos são evidentes.

Da mesma maneira, mesmo que o Reino de Deus pareça invisível no mundo atual, ele está ativo e seus resultados são visíveis, manifestando seu poder e presença através de cristãos genuínos. O fermento trabalha escondido, fermentando a massa. Ele age rapidamente e de maneira eficaz, assim como a Palavra de Deus (confira Hebreus 4:12), que trabalha silenciosa e imperceptivelmente, mas de maneira poderosa e irresistível. Assim, a pregação do Evangelho foi e tem sido eficaz, não por força, esforço ou violência, mas pelo Espírito do Senhor, o qual ninguém pode impedir.

Portanto, a tarefa fundamental da Igreja é testemunhar sobre o Reino de Deus. Nosso Rei inaugurou o Reino e enfatizou que nós, como discípulos, devemos buscá-lo prioritariamente:

“Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.” (Mateus 6:33 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!