Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Então o sumo sacerdote lhe perguntou: ‘Estas acusações são verdadeiras?’. Estêvão respondeu: ‘Irmãos e pais, ouçam-me!’.” (Atos 7:1,2 NVT)

Os judeus valorizavam profundamente a terra prometida (Canaã), a lei (ou Torá) e o templo. No entanto, eles não compreendiam que Cristo é mais importante que tudo isso e que, na verdade, tudo apontava para Cristo. Atos 7 registra o longo e detalhado discurso de Estêvão, um dos sete diáconos nomeados (confira Atos 6:3-5).

Estêvão fez uma revisão da história de Israel, desde Abraão até Moisés e os profetas. Seu discurso, que foi um sermão notável, desafiou a percepção dos líderes religiosos sobre a obra de Deus na história. Ele procurou mostrar claramente que toda a sua defesa dizia respeito ao cumprimento das promessas de Deus na vinda de Cristo.

Estêvão inicia seu sermão dizendo que “o Deus glorioso apareceu a Abraão na Mesopotâmia, antes de ele se estabelecer em Harã” (Atos 7:2 NVT). Isso significa que, quando Deus falou com Abraão pela primeira vez, Ele não estava no Templo de Jerusalém. Deus guiou Abraão durante sua peregrinação e o abençoou continuamente, embora a descendência de Abraão fosse “escravizada e oprimida por quatrocentos anos” antes de desfrutar da terra prometida (confira Atos 7:6-7; Gênesis 15:13-14).

Ao abordar o pacto da circuncisão, símbolo dado a Abraão para que ele não esquecesse a promessa de Deus, Estêvão explica que era um sinal externo que demonstrava a autenticidade da fé de Abraão. A circuncisão não tinha poder de salvar Abraão, mas sim a sua fé em Deus: “Abrão creu no Senhor, e assim foi considerado justo” (Gênesis 15:6 NVT). Semelhantemente, Deus não abençoaria os ouvintes de Estêvão por causa da circuncisão deles, mas mediante a fé.

Assim, Estêvão estabelece a base do seu argumento lembrando seus ouvintes que a essência da identidade judaica é serem herdeiros da promessa. E a promessa de Deus a Abraão culmina na “semente” ou “descendência” por meio da qual todas as nações seriam abençoadas – e essa semente é Cristo!

“Pois bem, Deus fez a promessa a Abraão e a seu descendente. Observem que as Escrituras não dizem ‘a seus descendentes’, como se fosse uma referência a muitos, mas sim ‘a seu descendente’, isto é, Cristo.” (Gálatas 3:16 NVT)

Portanto, assim como Estêvão pôde pregar sobre Cristo com base na história judaica, nós também podemos – e devemos! Utilizando qualquer parte da Palavra de Deus no Antigo Testamento, temos todo o suporte necessário para proclamar a Nova Aliança em Cristo Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!