Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

“Cobradores de impostos e outros pecadores vinham ouvir Jesus ensinar. Os fariseus e mestres da lei o criticavam, dizendo: ‘Ele se reúne com pecadores e até come com eles!’. Então Jesus lhes contou esta parábola…” (Lucas 15:1-3 NVT)

O capítulo 15, do Evangelho segundo Lucas, é frequentemente associado à “Parábola do Filho Pródigo”. Outra associação comum é que o capítulo é dividido em três parábolas, mas, na verdade, todo o capítulo constitui uma única parábola e, não três distintas. Quando lemos “Então Jesus lhes contou esta parábola…” (Lucas 15:3), a forma singular – “esta parábola” – refere-se a todo o capítulo como uma narrativa unificada, cujas ilustrações se complementam.

Outro fato relevante é que, embora seja comum nomear as ilustrações como a “Ovelha Perdida”, a “Dracma Perdida” e o “Filho Pródigo”, a parábola realmente focaliza um homem (pastor de ovelhas), uma mulher e um pai:

“Se um homem tiver cem ovelhas…” (Lucas 15:4)

“Ou suponhamos que uma mulher tenha dez moedas de prata…” (Lucas 15:8)

“Jesus continuou: ‘Um homem tinha dois filhos’.” (Lucas 15:11)

Além disso, Jesus dirigiu a Parábola para três grupos – cobradores de impostos e outros pecadores; fariseus e mestres da lei – e seu objetivo é responder os principais questionamentos internos de cada grupo.

Os cobradores de impostos eram marginalizados na sociedade judaica, pois trabalhavam para o governo romano, o que era considerado traição e pecado grave pelos outros judeus.

Os fariseus, uma seita religiosa judaica, acreditavam que sua interpretação detalhada da lei era igualmente autoritária à lei mosaica, e sua obediência rigorosa às tradições fazia com que se considerassem os únicos justos. Já os mestres da lei eram responsáveis por ensinar e explicar a lei, mantendo um papel significativo na sociedade judaica.

A indignação dos fariseus e mestres da lei se devia ao fato de Jesus não apenas se associar a pecadores, mas também comer com eles. Compartilhar uma refeição era um ato de grande intimidade, e sentar-se à mesa com cobradores de impostos e pecadores era considerado impuro e condenável para aqueles judeus.

Então Jesus lhes contou esta parábola: sobre a alegria celestial pela recuperação do pecador arrependido, em contraste com a indiferença pelos “justos” que não veem a necessidade de arrependimento.

É sobre isto que veremos amanhã🤲

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Culto de Oração

Clamor dos Pais pelos Filhos

Reunião de Alinhamento

Projeto Abba

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!