“Eu vim como luz para brilhar neste mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça na escuridão.” (João 12:46 NVT)
Jesus, mais uma vez, ensina sobre Sua união completa com Deus Pai. Era impossível crer em Um sem acreditar no Outro:
“Jesus disse em alta voz às multidões: ‘Se vocês creem em mim, não creem apenas em mim, mas também naquele que me enviou’.” (João 12:44 NVT)
Ninguém pode ver Deus Pai, pois Ele é Espírito e, por isso, invisível. Entretanto, Jesus veio ao mundo para revelar quem Deus é: “Pois, quando veem a mim, veem aquele que me enviou” (João 12:45 NVT). Isso significa que Jesus manifestou o caráter de Deus. Assim, quem viu a Cristo, contemplou o próprio Deus.
Jesus também explicou o objetivo de Sua vinda ao mundo:
“Eu vim como luz para brilhar neste mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça na escuridão.”
Ele veio a um mundo obscurecido pelo pecado para oferecer salvação a todos que nele creem. Quem seguir a luz de Cristo jamais errará o caminho que leva ao Pai. Sem Cristo, as pessoas estão perdidas em uma densa escuridão, sem uma compreensão clara sobre a eternidade. Porém, aqueles que depositam sua fé em Cristo não mais vagarão em busca da verdade, pois nEle encontram o caminho, a verdade e a vida eterna.
Além disso, Jesus deixou claro que o propósito de Sua primeira vinda não era condenar, mas salvar o mundo:
“Não julgarei aqueles que me ouvem mas não me obedecem, pois vim para salvar o mundo, e não para julgá-lo. Mas todos que me rejeitam e desprezam minha mensagem serão julgados no dia do julgamento pela verdade que tenho falado.” (João 12:47-48 NVT)
Embora Jesus não tenha vindo para julgar naquele momento, Ele afirmou claramente que haverá um dia de julgamento, um último dia! Suas palavras não eram fruto de uma ideia própria, mas eram exatamente aquilo que o Pai o havia instruído a dizer (confira João 12:49-50).
O mundo não permanecerá como está. Atividades cotidianas como comprar e vender, plantar e colher, planejar e construir, casar-se e dar-se em casamento terão seu fim. O julgamento chegará! Naquele dia grandioso, todos que rejeitaram e menosprezaram o Evangelho estarão diante do tribunal, e as palavras e ensinamentos de Jesus serão suficientes para condená-los. Não haverá como escapar ou fingir. Cada pessoa dará conta de si mesma a Deus.
E então, “os ímpios irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna” (Mateus 25:46 NVT).