Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

“As palavras de Isaías referiam-se a Jesus, pois viu Sua glória e falou sobre Ele.” (João 12:41 NVT)

O apóstolo João faz uma pausa no texto para registrar surpresa e pesar porque, “apesar de todos os sinais que Jesus havia realizado, não creram nele” (João 12:37 NVT). Ele conecta essa incredulidade à profecia de Isaías, deixando claro que Jesus era o tema central da passagem sobre o Servo sofredor:

“Aconteceu conforme o profeta Isaías tinha dito: ‘Senhor, quem creu em nossa mensagem? A quem o Senhor revelou seu braço forte?’.”  (João 12:38 NVT; confira Isaías 53:1)

É um grave engano presumir que a contemplação de milagres resulta em conversão. Essa ideia é uma ilusão perigosa, pois somente uma transformação interior operada pelo Espírito Santo, criando em nós uma nova natureza e um novo coração, pode fazer de alguém um verdadeiro seguidor de Cristo. Sem essa obra divina, mesmo um grande milagre pode gerar apenas uma empolgação passageira, que desaparecerá, deixando-nos tão indiferentes e incrédulos quanto os judeus daquela época.

Além de descrever a incredulidade, a profecia de Isaías também oferece uma explicação para ela. João utiliza Isaías para demonstrar que a incredulidade é o resultado da rejeição persistente da luz, o que, pela soberania de Deus, acaba tornando impossível o ato de crer:

“Mas o povo não podia crer, pois como Isaías também disse: ‘O Senhor cegou seus olhos e endureceu seu coração para que seus olhos não vejam, e seu coração não entenda, e não se voltem para mim, nem permitam que eu os cure’.” (João 12:40 NVT; confira Isaías 6:10)

Em Isaías 6:1, o profeta relata ter contemplado a glória de Deus. João agora esclarece que a glória que Isaías viu era de Cristo, e que foi dele que o profeta falou:

“As palavras de Isaías referiam-se a Jesus, pois viu Sua glória e falou sobre Ele.”

A visão que Isaías contemplou acerca da majestade de Deus é, na verdade, uma revelação da glória de Jesus Cristo, visto que Ele possui a mesma essência do Pai em poder e majestade, sendo igualmente digno de adoração. Quando alguém realmente recebe a revelação dessa glória e crê nela, sua vida é moldada por essa compreensão, levando-o a abandonar tudo em prol dessa magnífica revelação. Contudo, essa não era a postura dos líderes judeus:

“Ainda assim, muitos creram em Jesus, incluindo alguns dos líderes judeus. Eles, porém, não declararam sua fé abertamente, por medo de que os fariseus os expulsassem da sinagoga. Amaram a aprovação das pessoas mais que a aprovação de Deus.” (João 12:42-43 NVT)

A fé desses líderes era fraca e superficial; eles ainda não se comprometeram completamente com a revelação da glória de Cristo. A glória humana parecia-lhes mais atraente, e por isso não estavam dispostos a renunciar à glória de Cristo. A verdadeira fé, oriunda da contemplação da glória de Deus em Cristo, nos humilha ao revelar nossa condição pecaminosa, mas também nos transforma, conduzindo-nos ao arrependimento e inspirando-nos a amar a glória de Deus mais do que o reconhecimento humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Culto de Oração

Oração pela Volta às Aulas!

Reunião com Pais de Adolescentes

“Comunicação entre Pais e Filhos”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!