Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Assim, a Palavra se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós. Ele era cheio de graça e verdade. E vimos sua glória, a glória do Filho único do Pai.” (João 1:14 NVT)

A verdade central ensinada neste versículo é a encarnação de nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo; ou seja, o fato de que o Verbo se fez carne “e habitou entre nós”. Em outras palavras, Jesus assumiu a natureza humana a fim de ser o nosso Redentor.  

Jesus, de forma milagrosa foi concebido e nasceu de uma mulher (confira Lucas 1:30-35). Assim como nós, passou por todas as etapas do desenvolvimento humano – infância, adolescência, juventude e maturidade – crescendo tanto em estatura quanto em sabedoria (confira Lucas 2:52). Tal como nós, Jesus se alimentou, bebeu, dormia, se cansava, chorou e experimentou fome, sede e dor. No entanto, em todo tempo, Cristo é perfeitamente Deus e completamente homem!

A união inseparável e constante das duas naturezas na Pessoa de Cristo dá valor infinito à Sua obra de mediação: sendo plenamente homem, Jesus pode se identificar conosco; e, ao mesmo tempo, sendo plenamente Deus, Ele pode interceder por nós diante do Pai, em um relacionamento de igualdade, porque Ele é verdadeiramente Deus.

Quando o apóstolo João afirma que Cristo “habitou entre nós”, é como dizer que Ele “ergueu sua tenda” ou “tabernaculou entre nós”, uma referência à morada de Deus no meio dos israelitas no Tabernáculo (confira Êxodo 25:8-9; 33:7). Agora, Deus está presente entre o Seu povo na Pessoa do Verbo encarnado, Jesus Cristo, “pois a lei foi dada por meio de Moisés, mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (João 1:17 NVT).

“Ele era cheio de graça e verdade. E vimos sua glória, a glória do Filho único do Pai.”

A vinda de Cristo cumpre o simbolismo do Antigo Testamento em relação à habitação de Deus com o homem. A menção à glória de Deus remete às passagens do Antigo Testamento que descrevem a manifestação da presença e glória divina no Tabernáculo e no Templo:

“Então a nuvem cobriu a tenda do encontro, e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo. Moisés não podia mais entrar na tenda do encontro, pois a nuvem estava sobre ela, e a glória do Senhor a enchia.”

(Êxodo 40:34-35 NVT)

“Quando Salomão terminou de orar, desceu fogo do céu e queimou os holocaustos e os sacrifícios, e a presença gloriosa do Senhor encheu o Templo. Os sacerdotes não podiam entrar no Templo do Senhor, pois a presença gloriosa do Senhor havia enchido o Templo.” (2 Crônicas 7:1-2 NVT)

Essa é a glória à qual João se refere ao escrever “a glória do Filho único do Pai”, pois Jesus é o Filho de Deus, não no sentido de ser criado, mas no sentido de ser um Filho que compartilha completamente dos atributos do Pai ! Como o próprio Jesus afirmou:

“O Pai e eu somos um.” (João 10:30 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!