Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Devocionais IBEC

“Nunca ouvimos alguém falar como Ele!” (João 7:46 NVT)

A declaração de Jesus sobre os “rios de água viva” (confira João 7:38-39) provocou um alvoroço na multidão:

“Alguns declararam: ‘Certamente este homem é o profeta por quem esperávamos. Outros afirmaram: ‘Ele é o Cristo’. E ainda outros disseram: ‘Não é possível! O Cristo virá da Galileia?’”  (João 7:40-41 NVT)

A referência ao “profeta” remete àquele que Moisés anunciara que viria após ele e chamaria a atenção do povo. Para alguns, Jesus era esse profeta, e esperavam que Ele derrotasse os romanos e liderasse um novo Êxodo. Outros consideraram a possibilidade de que Ele fosse o “Cristo”, título que corresponde a “Messias” em hebraico.

Por outro lado, alguns protestos de preconceito em relação a Jesus surgiram rapidamente tão logo a possibilidade de que Jesus era o Cristo fora apresentada. Baseando-se em Miqueias 5:2, a multidão concluiu que Jesus não era o Messias, pois, segundo eles, Jesus vinha de Nazaré, enquanto o profeta havia declarado que o Messias viria de Belém:

“As Escrituras afirmam claramente que o Cristo nascerá da linhagem real de Davi, em Belém, o povoado onde o rei Davi nasceu.” (João 7:42 NVT)

Mesmo com todo o conhecimento das Escrituras, a multidão não percebeu que o Messias aguardado estava diante deles. A confusão foi tanta que eles não chegaram a um consenso. O povo ficou dividido: enquanto alguns queriam prender Jesus, ninguém teve coragem de tocá-lo (confira João 7:43-44).

Os guardas do Templo, enviados para detê-Lo, regressaram sem cumprir a missão e foram interrogados pelos principais sacerdotes e fariseus. Ao serem questionados sobre a razão de não terem prendido Jesus, responderam:

“Nunca ouvimos alguém falar como Ele!”

Os guardas confessaram que foram tão intimidados pelos ensinamentos de Jesus, ao ponto de não conseguirem obedecer às ordens. Apesar disso, essa resposta não levou os líderes religiosos a refletirem sobre suas atitudes. Pelo contrário, sua cegueira espiritual os levou a acusar os guardas de terem sido enganados, assim como, segundo eles, as multidões ignorantes (confira João 7:47-49).

Diante disso, Nicodemos (o fariseu que visitou Jesus à noite) posicionou-se durante a reunião do conselho dos adversários de Jesus. Com sabedoria e calma, ele questionou:

A lei permite condenar um homem antes mesmo de haver uma audiência?” (João 7:51 NVT)

Podemos perceber o quanto Nicodemos havia progredido em relação a Cristo. Embora ele tenha falado pouco e não tenha declarado abertamente sua fé em Cristo, também não se intimidou diante do desprezo dos principais sacerdotes e fariseus (confira João 7:52). Pelo contrário, arriscou sua alta posição ao defender Jesus. Em outro momento, Nicodemos aparece novamente, trazendo especiarias para ungir o corpo de Jesus após Sua morte (confira João 19:39).

Isso nos leva a glorificar a Deus pela diversidade nas realizações do Espírito Santo. Ele conduz as pessoas, pela fé, ao mesmo Salvador, mas nem todas são levadas a Cristo ao mesmo tempo, nem de modo semelhante. Embora, aos nossos olhos, o processo possa parecer lento, ele é, sem dúvida, profundo e genuíno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Classe Batismo 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se batizar na IBEC? Faça agora sua inscrição!

Classe Novos Membros 01/2025: Inscrições Abertas

Deseja se tornar membro da IBEC? Faça agora sua inscrição na classe de Fundamentos da Fé Batista!

Culto de Oração

Oração pela Volta às Aulas!

Reunião com Pais de Adolescentes

“Comunicação entre Pais e Filhos”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!