“Quando saíram da água, o Espírito do Senhor tomou Filipe e o levou. O eunuco não tornou a vê-lo, mas seguiu viagem cheio de alegria.” (Atos 8:39 NVT)
A história de Filipe e o eunuco nos revela que Deus é soberano na evangelização, e que Seu povo deve ser diligente em proclamar o Evangelho. Deus evangeliza o mundo e, apesar de nós, Ele o faz por intermédio de cristãos obedientes, que pacientemente apresentam e explicam o Evangelho aos perdidos.
A soberania de Deus na salvação do etíope, sem dúvida, é o tema principal deste texto. Deus enviou um anjo para dizer a Filipe a ir para um determinado lugar, e faz os caminhos de Filipe e o etíope se cruzarem:
“Um anjo do Senhor disse a Filipe: ‘Vá para o sul, para a estrada no deserto que liga Jerusalém a Gaza’. Filipe partiu e encontrou no caminho um alto oficial etíope, o eunuco responsável pelos tesouros de Candace, rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para participar da adoração e estava no caminho de volta. Sentado em sua carruagem, lia em voz alta o livro do profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: ‘Aproxime-se e acompanhe a carruagem’.”
(Atos 8:26-29 NVT)
Naquele momento, Deus também fez com que o eunuco estivesse lendo em voz alta (a maior parte das pessoas do mundo antigo lia dessa maneira) o livro de Isaías, mas uma parte específica do livro, justamente o capítulo 53.
Talvez, Filipe tenha usado outras passagens da Escritura para explicar ao eunuco sobre o que ele estava lendo, mas podemos compreender claramente que ele falou sobre Jesus Cristo: crucificado, ressuscitado e exaltado ao céu como o único Senhor e Salvador de todo aquele que crê. O eunuco, tendo recebido a chamada eficaz da parte de Deus, respondeu com fé e foi batizado!
“Prosseguindo, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse: ‘Veja, aqui tem água! O que me impede de ser batizado?’. Filipe disse: ‘Nada o impede, se você crê de todo o coração’. O eunuco respondeu: ‘Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus’. Então mandou parar a carruagem, os dois desceram até a água e Filipe o batizou.” (Atos 8:36-38 NVT)
Naquela mesma hora, “o Espírito do Senhor tomou Filipe e o levou. O eunuco não tornou a vê-lo, mas seguiu viagem cheio de alegria”. Deus demonstrou sua soberania ao usar Filipe para apresentar o Evangelho ao eunuco, e também para arrebatar Filipe para outro lugar. Deus é quem soberanamente salva Seus eleitos! Cabe-nos obedecê-Lo, sem questionar!
E, até que todos a quem Jesus comprou com Seu sangue (confira Apocalipse 5:9) sejam conduzidos à salvação, precisamos “estar dispostos a suportar qualquer coisa se isso trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus para os que foram escolhidos” (2 Timóteo 2:10 NVT).
🙌