Leia Romanos 1:17:
“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’.”
A justificação somente pela fé foi uma grande revolução espiritual e teológica na vida de Martinho Lutero. Ele havia experimentado várias práticas religiosas, como a vida monástica, uma disciplina rigorosa, confissões, missas, absolvições, boas obras… mas todas se mostraram ineficazes. Ele só compreendeu o que significa ser justificado quando Romanos 1:17 “saltou” aos seus olhos. Esse versículo é uma confirmação do anterior, que afirma: “o evangelho é o poder de Deus para a salvação” (Romanos 1:16).
Antes de desejarmos a vida com Deus e a salvação, precisamos buscar a justiça. Somente através dela é que podemos nos reconciliar com o Senhor e desfrutar de uma vida na qual somos favorecidos por Deus. Ser justo diante de Deus é um requisito para ser amado por Ele, uma vez que Ele odeia a injustiça. Mas tudo isso seria impossível por nós mesmos! Por isso afirmamos e cremos que a salvação só pode ser alcançada através do evangelho, o meio pelo qual Deus revelou Sua justiça, a única capaz de nos livrar da morte eterna.
Portanto, o evangelho é a comunicação do poder e da justiça de Deus para a salvação, cujo recebimento é por meio da fé: o Senhor Deus – o autor e consumador da nossa salvação – gratuitamente nos reconcilia consigo (leia Romanos 5:11; 2 Coríntios 5:18,19; Colossenses 1:21-23).
Sejamos gratos a Ele por isso!